Estoque - Quais dados devo preencher no meu Cadastro de Produto?

Estoque - Quais dados devo preencher no meu Cadastro de Produto?

Quais dados devo preencher ao cadastrar um produto no meu sistema de gestão?

Os dados a serem preenchidos em um cadastro de produto podem variar conforme a necessidade de cada empresa. Listaremos aqui os dados mínimos que um cadastro de produto deve conter.

Dados Básicos:       

  1. Nome do Produto: informe o nome do produto ou serviço que está sendo cadastrado. Utilize uma descrição clara, objetiva e de fácil entendimento.
  2. Preço de Custo: informe o valor que foi pago na aquisição do produto. O preço de custo é primordial para a definição do preço de venda e tem impacto direto no lucro.
  3. Preço de Venda: informe o valor de venda do produto. O principal fator para estabelecer o preço de venda é o preço de custo, de onde vem a base para definição da margem de lucro almejada.
  4. Referências: caso o sistema de gestão permita, você poderá informar referências para o produto ou serviço. Esta referência pode ser o código EAN do produto, o código deste produto no fornecedor ou mesmo uma codificação padrão da empresa. Este dado é utilizado para facilitar a localização dos produtos no momento das vendas, pesquisa de produtos e entrada de notas de compra. O código deve ser único, ou seja, você não poderá utilizar a mesma referência em mais de um produto.
  5. Unidade: defina qual é a unidade utilizada para a venda do produto. Exemplo: unidade, pacote, quilo, metro, caixa.
  6. Categorização: Classifique seus produtos em departamentos, grupos, subgrupos, família, marca e qualquer outra categorização que seu sistema de gestão permita. Estes dados facilitam a pesquisa e localização de produtos, bem como a emissão de relatórios. 

Dados de Tributação:

  1. NCMinforme o NCM (Nomenclatura Comum da Mercosul) do produto. Este código contém 8 dígitos e pode ser encontrado na nota fiscal de compra da mercadoria. Esta informação é obrigatória para a emissão de uma NF-e. É com base no NCM que são calculados impostos conforme a Lei da Transparência Fiscal.
  2. CEST: O (Código Especificador da Substituição Tributária), foi criado para identificar as mercadorias em que incidem a Substituição Tributária (ST) e está diretamente relacionado ao NCM. Também é uma informação obrigatória para a emissão de uma NF-e quando o produto possui.
  3. ICMS: é fundamental cadastrar os dados relacionados ao cálculo do imposto de ICMS. Os dados são: CST/CSOSN, alíquota, redução de base de cálculo e MVA (Margem de Valor Agregado). Estes dados são utilizados na emissão de uma NF-e.
  4. IPI: Para produtos industrializados, é necessário informar os dados de IPI: CST, alíquota, redução de base de cálculo e enquadramento de IPI. Isso é fundamental na emissão de uma NF-e.
  5. PIS/COFINS: Se sua empresa faz parte do regime normal, é necessário que seu cadastro de produtos contenha as informações para o cálculo de PIS/COFINS nas notas de compras e de vendas. Para isso, informe no cadastro de produtos: CST de entrada, CST de saída, alíquota de entrada e saídas, natureza da receita e código de crédito.

Dados adicionais

  1. Produtos similares: Alguns sistemas de gestão possibilitam o cadastro de produtos similares, que são produtos que podem substituir o produto principal em caso de falta de estoque. Este recurso é muito útil em empresas que trabalham com peças de automóveis.
  2. Fotos: Outro recurso interessante é a opção de cadastrar fotos de produtos. Este recurso facilita a identificação do produto.
  3. Outras Informações: O seu sistema de gestão pode ter um campo onde você possa colocar a informação que desejar e que tem relevância para o cadastro do produto. Você poderia informar, por exemplo, a localização ou a aplicação de um produto.

Quais os benefícios de um cadastro completo?

O cadastro de produto mais detalhado pode lhe proporcionar os seguintes benefícios:
  1. Agilidade no processo de vendas
  2. Facilidade na entrada de NF-e
  3. Agilidade na emissão de NF-e
  4. Facilidade em localizar produtos no sistema
  5. Permite a emissão de relatórios detalhados
  6. Evita pagamento de impostos desnecessários
  7. Proporciona maior monitoramento dos produtos
  8. Possibilita análise de vendas
  9. Permite a análise da necessidade de compra de novos itens.
O cadastro de produtos é de vital importância para o bom funcionamento da empresa. A legislação fiscal do país está em constante mudança e, como uma boa prática, para que não tenha problemas junto ao fisco, mantenha-se sempre atualizado quanto às legislações vigentes que circundam os produtos.


    • Related Articles

    • Estoque - Quais os tipos de estoque que posso utilizar no meu negócio?

      Quais os tipos de estoque que posso utilizar no meu negócio? De acordo com as teorias atuais, existem muitos tipos de estoque e formas de controle dos mesmos. A seguir, à título de informação, estão os 8 tipos de estoque mais comuns e que podem ser ...
    • Cadastro de Grupos de Estoque

      Cadastro de Grupos de Estoque Grupo de estoque é uma classificação de materiais utilizada em gestão de estoques que tem como objetivo organizar e controlar os itens de acordo com suas características e finalidades, como por exemplo, seu tipo, origem, ...
    • Desmontagem de Produto

      Desmontagem de Produto Desmembramento de produtos, refere-se ao processo de separar um produto em seus componentes ou partes constituintes. Essa prática é comumente utilizada na indústria para recuperar materiais, componentes ou partes reutilizáveis ...
    • Implantação de Estoque

      Implantação de Estoque A Implantação de Estoque será utilizada para implantar o estoque inicial da sua Empresa. Poderá ser utilizado também para ajustar um estoque que não foi mapeado anteriormente. Caminho no sistema: Estoque > MOVIMENTO > MOVIMENTO ...
    • Promoção de produto

      Promoção de Produto A promoção de produto é uma rotina dentro do M8 que disponibiliza para o usuário uma forma de promover seus produtos nas vendas do sistema. Estoque > MOVIMENTO > CONSULTA > Gerar Promoção Produtos Inclusão de promoção Método: ...