Cadastro de Operação Fiscal de Saída

Cadastro de Operação Fiscal de Saída

Cadastro de Operação Fiscal de Saída

O cadastro de Operação Fiscal é um recurso que agrupa toda a parte Fiscal da empresa desde CFOP, CST de impostos e demais configurações Tributárias.
Caminho de Acesso: Fiscal > CADASTROS > CADASTROS > Lista Cadastro de Operações Fiscais


Inclusão de Operação Fiscal

Para adicionar uma nova operação Fiscal clique em  ou .



 Ao clicar em Adicionar o sistema abrirá uma nova tela, o qual deverão ser preenchidos os campos obrigatórios (OperaçãoDescrição da OperaçãoCfop com Inscrição, Cfop sem Inscrição, Extensão CFOP), as demais informações servem para controle e cabe a cada empresa definir o que deve ser preenchido ou não.

Cabeçalho


  1. Operação: Definirá qual o tipo da Operação, se de Entrada ou Saída.
  2. Empresa: Empresa na qual será criada a Operação Fiscal.
  3. Descrição da Operação: Nome dado a Operação a ser criada.
  4. Descrição Resumida: Apelido dado a Operação a ser criada.
  5. CFOP Com Inscrição: CFOP utilizada  na emissão de NFe quando o cliente possuir Inscrição Estadual.
  6. CFOP Sem InscriçãoCFOP utilizada  na emissão de NFe quando o cliente não possuir Inscrição Estadual.
  7. CFOP Integração API:  CFOP utilizada para integrações com outros sistemas.
  8. Extensão CFOP: Esse campo deverá ser utilizado para cadastrar mais de uma Operação com a mesma CFOP.  Permitido até 999 extensões de CFOP. 
  9. Cód. Benefício Fiscal: Aqui você informará o código do benefício fiscal de produtos, como por exemplo benefício de PIS e COFINS.
  10. Tabela Contábil: Nesse campo você configurará de tabela contábil que serão utilizadas nas contabilizações dos documentos.
  11. Tipo Documento: Informará a configuração do Tipo de documento que será utilizado na emissão de NFe ou NFS-E.
  12. Operação Devolução: Aqui você informará uma Operação Fiscal de devolução
  13. Operação Fiscal Imposto Posterior:  Campo utilizado anteriormente para vincular operações fiscais, para que quando informada alguma operação fiscal, o sistema automaticamente busque as configurações de impostos da Operação vinculada porém, tal campo está em desuso no momento.  
  14. Gerar Ordem Serviço: Quando marcado, ao faturar a nota fiscal será gerado um OS de Assistência Técnica do item.
  15. Desconsiderar Financeiro:  Quando marcado, ao faturar a nota fiscal será gerado um OS de Assistência Técnica do item.
  16. Estoque: Ao marcar a Flag, ao gerar os documentos fiscais, o sistema irá movimentar o Estoque.
  17. Venda sem Estoque: Ao marcar a Flag. o sistema permitirá realizar as vendas quando o produto não possuir estoque.
  18. Notificar API (Credito ST): Quando marcada, será disparado uma notificação via API, referente aos valores de Credito do ICMS ST.

  1. Cálculo ICMS: Definirá o formato do Cálculo para o ICMS .
  2. Cálculo ICMS ST: Definirá o formato do Cálculo para o ICMS ST.
  3. Exigibilidade ISS: Configuração será necessária para emissão de NFS-e, tais configurações são variáveis dentre as Prefeituras.  
  4. Natureza Operação ISS: Configuração será necessária para emissão de NFS-e, tais configurações são variáveis dentre as Prefeituras.
  5. Tributação Operação ISS: Esse campo será utilizado para envio de informações ao XML quanto a tributação do ISS na NFS-e.
  6. Situação Tributária ISSQN: Configuração será necessária para emissão de NFS-e, podendo variar dentre as Prefeituras. 
  7. Base de ISS Diferenciado: Quando marcado, será considerado a base do ISS como diferenciado.
  8. Base de INSS Diferenciado: Quando marcado, será considerado base do INSS como diferenciado.
  9. Ativo Imobilizado: Quando marcado como "SIM", os produtos do documento Fiscal vinculado a Operação Fiscal, serão de uso do Ativo Imobilizado.
  10. Cód. Imp.: Possibilitará informar o código da Operação Fiscal do sistema utilizado em outro sistema.

Impostos


  1. Código:  Campo sequencial referente ao cadastro do Imposto. Será preenchido automaticamente pelo M8.
  2. Imposto: Aqui você selecionará e vinculará os impostos a Operação Fiscal, tal campo é de múltipla seleção podendo ser pesquisado e selecionado mais de um Imposto por vez. Será obrigatório que sejam informados os impostos ICMS/ISS, PIS e Cofins, mesmo que os mesmo não sejam destacados nas Notas Fiscais emitidas com essa Operação Fiscal.

Alíquotas


  1.  Usar Alíquotas: Quando marcado, o sistema dará preferência para as alíquotas informadas na operação fiscal ao invés das alíquotas informadas no cadastro do Estabelecimento.
  2. %ISS: Estabelecerá a Alíquota de ISS a ser utilizada nos documentos Fiscais.
  3. %INSS: Estabelecerá a Alíquota de INSS a ser utilizada nos documentos Fiscais.
  4. %IRRF: Estabelecerá a Alíquota de IRRF a ser utilizada nos documentos Fiscais.
  5. %PIS: Estabelecerá a Alíquota de PIS a ser utilizada nos documentos Fiscais.
  6. %COFINS: Estabelecerá a Alíquota de COFINS a ser utilizada nos documentos Fiscais.
  7. %CSLL: Estabelecerá a Alíquota de CSLL a ser utilizada nos documentos Fiscais.       

EFD Contribuições


  1. Conta Contábil: Campo disponível para configuração da Conta referente a atividade principal da receita
  2. Tipo Crédito: Campo disponível para informar a Alíquota de ISS a ser utilizada nos documentos Fiscais.
  3. Tipo Débito: Campo disponível para informar a Alíquota de INSS a ser utilizada nos documentos Fiscais.

Simples Nacional


            
  1. Segregação da Receita (Atividade): Campo disponível para configuração da subdivisão do anexo do Simples Nacional para apuração do SPED FISCAL. Configuração válida apenas para Operações Fiscais de Saída.

Plano Financeiro


  1. Código: Campo sequencial criado automaticamente após salvar as configurações.
  2. Empresa: Campo disponível para configuração por empresa, quando preenchido, o sistema buscará os planos financeiros da empresa informada.
  3. Plano Financeiro Compra: Quando preenchido, o sistema dará prioridade para o plano informado no campo no momento da geração do Contas a Pagar.
  4. Plano Financeiro Venda: Quando preenchido, o sistema dará prioridade para o plano informado no campo no momento da geração do Contas a Receber.
  5. Plano Financeiro Compra - Devolução: Quando preenchido, o sistema dará prioridade para o plano informado no campo no momento da geração do Título da Devolução de Compra.
  6. Plano Financeiro Venda - DevoluçãoQuando preenchido, o sistema dará prioridade para o plano informado no campo no momento da geração do Título da Devolução de Venda.
Após o preenchimento das informações clique em  para que os produtos selecionados sejam carregados na Listagem logo abaixo dos campos.

Histórico



Ao acessar a aba Histórico, terá a informação de todos os documentos fiscais emitidos utilizando a Operação Fiscal selecionada.

Mensagens nota Fiscal


  1. Destino Regra Observação: Aqui você fará a configuração da observação da NFe, podendo ser configurada para ser apresentada tanto no item quanto nos dados adicionais da NFe.
  2. Mensagem: Nesse campo você vinculará a mensagem a ser apresentada no documento Fiscal.
  3. Mensagem SPED (0460): Nesse campo você vinculará a mensagem a ser apresentada no Arquivo SPED registro 0460.
  4. Regra Observação: Nesse campo você vinculará  a regra de observação a ser apresentada nos dados adicionais ou item, conforme configuração do campo "Destino Regra Observação".

Outras Obrig. Tribut. TTD


  1. Código: Campo sequencial criado automaticamente após salvar as configurações.
  2. Mensagem SPED (0460): Campo disponível para vincular a mensagem a ser apresentada no Arquivo SPED registro 0460.
  3. Complemento: Campo em formato texto livre, disponível para preenchimento, tal informação será considerado na geração do arquivo SPED no registro C195.
  4. Código Ajuste:  Campo disponível para preenchimento, tal informação será levada na geração do arquivo SPED registro C197.
  5. Complemento: Campo em formato texto livre, disponível para preenchimento, tal informação será considerado na geração do arquivo SPED no registro C197.
  6. Regra Base Cálculo: Campo disponível para preenchimento, tal informação será levada na geração do arquivo SPED registro C197.
  7. Regra Alíquota: Campo disponível para preenchimento, tal informação será levada na geração do arquivo SPED registro C197.
  8. Regra Valor: Campo disponível para preenchimento, tal informação será levada na geração do arquivo SPED registro C197.
Após o preenchimento das informações clique em  para que os produtos selecionados sejam carregados na Listagem logo abaixo dos campos.

Regras


  1. Regra Custo Operação: Nesse campo você vinculará a regra para cálculo do custo operação do item, informando a regra matemática disponibilizada pelo sistema, esta regra poderá ser alterada conforme necessidade da sua Empresa.
  2. Regra Custo Gerencial: Nesse campo você vinculará a regra para cálculo do custo gerencial do item, informando a regra matemática disponibilizada pelo sistema, esta regra poderá ser alterada conforme necessidade da sua Empresa.
  3. Regra Preço/Custo Compra: Nesse campo você vinculará  a regra para cálculo do preço do item com base no custo da compra, informando a regra matemática disponibilizada pelo sistema, esta regra poderá ser alterada conforme necessidade da sua Empresa.
  4. Regra Preço Venda Estab.: Campo disponível para vincular a regra para cálculo do preço de venda do item, informando a regra matemática disponibilizada pelo sistema, esta regra poderá ser alterada conforme necessidade da sua Empresa.
  5. Regra Outros Descontos: Campo disponível para vincular a regra para cálculo do desconto do item, informando a regra matemática disponibilizada pelo sistema, esta regra poderá ser alterada conforme necessidade da sua Empresa.
  6. Regra BC Comissão: Campo disponível para vincular a regra para cálculo da base de Comissão dos vendedores. informando a regra matemática disponibilizada pelo sistema, esta regra poderá ser alterada conforme necessidade da sua Empresa.

Ações


  1. Duplicar: Opção disponível para duplicar a Operação Fiscal. Ao clicar será aberto um modal na tela onde você deverá selecionar a Empresa que ficará vinculada essa Operação Fiscal. Depois clique em  para finalizar o processo.

  1. Reprocessar Custo Operação: Esse campo possibilitará fazer o reprocessamento do custo operação dos produtos dos documentos fiscais vinculados a Operação Fiscal.
  2. Reprocessar Custo GerencialEsse campo possibilitará fazer o reprocessamento o custo gerencial dos produtos dos documentos fiscais vinculados a operação Fiscal.

Edição da Operação Fiscal

Ao acessar a tela, você conseguirá listar todas as Operações Fiscais ou filtrá-las conforme os filtros disponíveis na tela, para editá-las clique no botão Editar 

Exclusão de Operação Fiscal

Você também conseguirá fazer a exclusão de uma Operação Fiscal clicando em Excluir . Ao excluir essa Operação Fiscal você não conseguirá recuperá-la e também não poderá utilizá-la em nenhuma rotina do sistema.
Gostou de conhecer um pouco sobre Cadastro de Operação Fiscal no M8? Caso ainda restem dúvidas pode entrar em contato com nossa equipe de Suporte.


    • Related Articles

    • Cadastro de Operação Fiscal de Entrada

      Cadastro de Operação Fiscal de Entrada O cadastro de Operação Fiscal é um recurso que agrupa toda a parte Fiscal da empresa desde CFOP, CST de impostos e demais configurações Tributárias. Caminho de Acesso: Fiscal > CADASTROS > CADASTROS > Lista ...
    • Cadastro de Tributação Fiscal

      Lista de Tributação Fiscal O Cadastro de Tributação Fiscal, também conhecido como Grade Tributária, define o percentual de alíquota e os impostos que serão aplicados ao documento fiscal. Essa definição é baseada na exigência legal para cada tipo de ...
    • Cadastro de Mensagens Padrão Nota Fiscal

      Cadastro de Mensagens Padrão Nota Fiscal A característica desta funcionalidade é a capacidade de cadastrar mensagens nas observações das Notas Fiscais, proporcionando uma abordagem personalizada e detalhada que vai além das informações padrão. São ...
    • Cadastro de Pré Recebimento Nota Fiscal

      Cadastro de Pré Recebimento Nota Fiscal Cadastro de Pré-Recebimento oferece uma maneira eficaz de acompanhar e conferir os produtos solicitados aos fornecedores e compará-los com o que foi efetivamente recebido, conforme registrado na Nota Fiscal de ...
    • Parametrização do Código de Benefício Fiscal - CBenef

      Parametrização do Código de Benefício Fiscal - CBenef O preenchimento do Código de Benefício Fiscal tornou-se obrigatório a partir de 01/11/2023 para Notas Fiscais Eletrônicas (NF-e), modelo 55, e Notas Fiscais de Consumidor Eletrônica (NFC-e), ...