Rejeição: 533 - Total da BC ICMS-ST difere do somatório dos itens

Rejeição: 533 - Total da BC ICMS-ST difere do somatório dos itens

O que é a Rejeição: 533 - Total da BC ICMS-ST difere do somatório dos itens?

Esta rejeição indica que a Nota está sendo emitida com o 'Total da Base de Cálculo do ICMS-ST' diferente do 'Somatório dos Itens' ou com CST incorreta. No M8 a rejeição é mostrada dessa forma:

Como resolver?


Você precisará revisar os valores dos produtos e a base de calculo de ICMS ST, para isso você poderá utilizar o resumo da Nota pelos campos 'B. de Cal. Icms ST' e 'Total Produtos'. Se o valores calculados estiverem corretos, você deverá se atentar a CST informada para emissão dessa Nota Fiscal. O Código de Situação Tributária, chamado de CST, é a classificação que determina a incidência de ICMS sobre produtos e serviços, sendo composto por três dígitos onde o primeiro representa a origem do produto e os demais a tributação de ICMS ST sobre esse produto. É de extrema importância alinhar tais informações de tributação junto ao seu Contador, para dessa forma fazer a emissão correta das Notas Fiscais. 

Para verificar o CST acesse a Operação Fiscal vinculada ao item lançado na Nota, para isso entre na aba Produtos, edite o item desejado e entre no cadastro da Operação Fiscal pelo atalho (+).

Ao entrar no cadastro da Operação Fiscal, acesse a aba de Imposto, edite o registro de ICMS.

Já dentro da regra do imposto ICMS, informe no campo CST os dois último números do Código de Tributação de acordo com os valores que se enquadram em ICMS ST, já que o primeiro será buscado do Cadastro de Produtos.  Vale ressaltar que ao alterar a regra de impostos, todas as Operações Fiscais que tenham esse mesmo imposto informado sofrerão alteração. Sendo o ideal ter uma regra de imposto diferente para cada CST. Após realizar o ajuste, deverá voltar ao lançamento da Nota Fiscal e salvar o produto informado, para que as informações alteradas sejam atualizadas e aplicadas ao Item e a Nota Fiscal. 

Por fim poderá fazer a transmissão da Nota Fiscal pelo menu Ações > Faturar Documento, desta forma, será enviada uma nova requisição de faturamento ao SEFAZ e será retornada com a transmissão do documento, com numeração da nota e chave de acesso.
Warning
Caso o erro persista, valide com seu Contador os dados corretos de emissão da Nota Fiscal e entre em contato com a Equipe de Suporte M8 para te auxiliar. 
QuoteGostou de aprender sobre a Rejeição 531- Total da BC ICMS difere do somatório dos itens? Caso restem dúvidas entre em contato com nossa equipe de Suporte.