Estoque - Como fazer um cadastro eficiente de produtos

Estoque - Como fazer um cadastro eficiente de produtos

Como fazer um cadastro eficiente de produtos

      Existem alguns fatores que acabam sendo essenciais para realizar um cadastro de produtos de forma eficiente, e para tanto, é adequado adotar boas práticas para a gestão de seu estoque, como por exemplo:
  1. Automatize o cadastro de produtos: Em primeiro lugar, vamos aos fatos: foi-se o tempo da planilha de papel em uma prancheta! Atualmente, existem recursos, tecnologias e ferramentas muito mais efetivas para o cadastro de produtos, como softwares e aplicativos de gestão. O M8.Cloud, por exemplo, permite a leitura do código de barras dos produtos para o cadastro, trazendo muito mais agilidade e assertividade ao processo. Opções tecnológicas são mais seguras, práticas e ágeis, sempre que possível priorize essas opções.
  2. Defina uma metodologia para o cadastro de produtos: Manter a ordem de realização de cada etapa do processo garante a padronização do cadastro de mercadorias e contribui para a redução de erros.  Além disso, é importante definir quem serão os profissionais responsáveis pelo trabalho de cadastro e controle do estoque e reforçar a importância de cumprirem os procedimentos corretos.
  3. Padronize o registro de informações: Categorizar os dados de produtos de maneira correta simplifica consultas futuras, evita erros, fornece insights para a tomada de decisões, ou seja, otimiza a gestão como um todo. Logo, crie um sistema inteligente para catalogar as mercadorias. Utilize filtros para separar, por exemplo, por tipo, marca, fornecedor, circulação, etc.
  4. Mantenha o cadastro atualizado: Construa junto com o seu time o hábito de cadastrar todos os produtos assim que recebidos pelo fornecedor, para evitar perda de informações. Mesmo aqueles dados que parecem simples, caso negligenciados, podem gerar equívocos em determinado momento. Por exemplo, diâmetro, tamanho ou volume de produtos cadastrados incorretamente podem trazer problemas na contratação do frete, até mesmo, não caber no espaço disponível do estoque.
  5. Elenque quais são as informações indispensáveis de cada produto: Algumas informações são indispensáveis na hora de fechar uma venda, responder dúvidas dos clientes ou resolver possíveis problemas com algum fornecedor.
  6. Faça inventários periódicos: Fazer inventários – ou seja, uma listagem completa dos produtos – traz inúmeros benefícios para a empresa. Por exemplo, reduz perdas, custos e desperdícios, melhora a organização e gestão das mercadorias e beneficia o atendimento ao cliente. Além disso, um inventário informa se os dados cadastrados no registro de produtos estão de acordo com a real quantidade em estoque. Também evita atrasos e potenciais problemas com as informações fiscais.
 Para tornar sua vida (e dos seus colaboradores) mais fácil adote um padrão de registro. Você pode, por exemplo, utilizar as seguintes referências:
  1. Nome e marca do produto (padrão);
  2. Descrição do produto;
  3. Quantidade;
  4. Preço de custo;
  5. Preço de venda;
  6. Categoria;
  7. Dados tributários;
  8. Fotos;
  9. Código SKU.
Em resumossas são algumas dicas de ações que podem otimizar seu processo de gestão de estoque: 
  1. Fazer revisões periódicas no seu cadastro de produtos e no inventário de estoque;
  2. Ajustar as informações equivocadas;
  3. Padronizar a descrição dos produtos no cadastro;
  4. Determinar a equipe de profissionais responsáveis pelo cadastramento;
  5. Automatizar o cadastro de produtos.

Se você realizar os passos indicados aqui, com certeza evitará alguns dos principais erros quando o assunto é o cadastro de produtos. Lembre-se que para obter esses dados de maneira atualizada e eficiente é necessário criar uma rotina de inserção de novas informações, revisões de produtos e também remoção daqueles que deixaram de fazer parte do seu sistema.



    • Related Articles

    • Cadastro de Produtos

      Cadastro de Produtos Produto pode ser definido como qualquer bem ou serviço que seja oferecido no mercado para satisfazer as necessidades ou desejos dos consumidores. Já a palavra "item" pode ser utilizada para se referir a um artigo, mercadoria, ...
    • Cadastro de Grupos de Estoque

      Cadastro de Grupos de Estoque Grupo de estoque é uma classificação de materiais utilizada em gestão de estoques que tem como objetivo organizar e controlar os itens de acordo com suas características e finalidades, como por exemplo, seu tipo, origem, ...
    • Cadastro de Grupos de Estoque

      Cadastro de Grupos de Estoque O Grupo de Estoque possibilitará a configuração de diversos parâmetros, tais como: lucro estimado, se os itens vão participar do inventário, percentual de comissão e a opção de calcular ou não o Custo de Mercadoria ...
    • Estoque - Cadastros de Produtos e sua influência no Controle de Estoque

      Cadastros de Produtos e sua influência no Controle de Estoque O cadastro completo agiliza a análise dos produtos por todos os setores da empresa e pode até mesmo evitar custos desnecessários. A organização do cadastro de produtos pode parecer uma ...
    • Composição Estrutura de Produtos

      Composição Estrutura de Produtos. Uma estrutura de produtos é uma organização hierárquica que representa a relação entre diferentes produtos e suas subpartes. Ela descreve como os produtos são compostos e como estão relacionados entre si. A estrutura ...